Se tiver questões acerca deste produto, contacte-nos.
Em 2013 comemora-se o centenário do primeiro submarino português o «Espadarte».
O NRP «Espadarte» foi encomendado em 1907, durante o reinado de D. Carlos I, e construído nos Estaleiros La Spezia em Itália. Em 15 de abril de 1913 foi entregue, o que tornou a Marinha Portuguesa numa das primeiras do mundo a ser equipada com este tipo de plataforma de armas.
A moeda da autoria de José Bandeira e Delgado Nunes apresenta, no anverso, envolvendo a parte superior, uma borda ondulada para o interior da moeda, acompanhada da legenda «REPÚBLICA PORTUGUESA» e o valor facial, ao centro, na parte inferior figura o escudo nacional com a esfera armilar e o ano 2013; no reverso, no centro figura a legenda «100 ANOS SUBMARINO ESPADARTE», na base dos algarismos é representado o submarino, na parte inferior junto à borda ondulada para o interior da moeda a simular a linha de água inscreve-se a legenda «1913 2013».
A moeda «Centenário do Espadarte» tem valor facial de 2,50 Euro, em prata com acabamento proof, embalada em estojo com certificado de garantia e um limite de emissão de 2500 exemplares.
Autor: José Bandeira e Delgado Nunes
Série/Tema: Moeda - Datas e Figuras da História de Portugal
Data de Lançamento: Novembro de 2013
Valor Facial: 2.50 Euros
Metal: Cuproníquel
Acabamento: Normal
Diâmetro: 28,00 mm
Limite de Emissão: 100000
Peso: 10 g